top of page

Para que serve a técnica vocal


Técnica vocal parece um assunto chato pra muita gente, quando, na verdade, ela trata de um algo que pode ser útil à maioria das pessoas e profissões. Não há uma cultura, pelo menos no Brasil, do ensino da técnica vocal, mas, tal qual os exercícios físicos são úteis a pessoas que não são atletas profissionais, assim também é a técnica vocal para pessoas que não sejam profissionais da voz. Falando de maneira generalizada, ela serve para conhecer melhor o seu aparelho fonador e utilizá-lo da melhor forma possível.


A maioria das profissões requerem o uso da voz de alguma forma, desde um vendedor, que, geralmente, se comunica por meio de expressão oral até um médico, que necessita conversar com seus pacientes. Para outras profissões, o uso é até mais frequente, como é o caso de professores e atendentes de telemarketing. Muitos destes profissionais são total ou parcialmente afastados de seus postos depois de algum tempo justamente por não dominarem o uso da voz, e, por conta disso, sofrerem lesões sérias e, algumas vezes, permanentes.


Os atores fazem uso muito intenso de suas vozes, principalmente quando trabalham em ambientes sem microfones, o que é bastante comum. A técnica vocal garante a saúde vocal do ator, além de dar a ele uma gama muito maior de timbres a serem utilizados em seus personagens. Dizem que a laringe é o órgão da emoção... Será mesmo? Bom, com certeza ela auxilia na transmissão das mais diversas facetas emocionais, de maneira sutil porém precisa.


O domínio do aparelho vocal (na verdade não existe um aparelho vocal, ele é uma mistura de órgãos específicos do aparelho respiratório e do aparelho digestivo, mas isso é papo pra outro texto!) pode, inclusive, auxiliar na aprendizagem de outras línguas e em como lidar com dores de garganta provenientes de doenças virais ou alérgicas.


Para um bom trabalho de técnica vocal, há de se observar alguns aspectos, que são: saúde vocal, respiração, emissão, ressonância, dicção, etc. E também é importante pensar em qual o objetivo no seu estudo, se é apenas a fala, se é uma fala mais projetada (como, por exemplo, a de professores e atores), se é para cantar, e outros. De qualquer forma, dedicar algum tempo para a sua voz pode mudar a sua vida, sempre para melhor!


bottom of page