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Os meios de comunicação como um bem social


Os meios de comunicação são uma ferramenta importante para a sociedade no que diz respeito ao espaço necessário para que esta possa se manifestar, opinar, trocar informações, fazer denúncias, vigiar e cobrar daqueles que os representam no poder. E, em uma democracia, este espaço deveria ser preservado trazendo uma imprensa livre onde seja possível expor idéias e conhecimentos de forma a contribuir para o desenvolvimento social. Por isso, a informação não deveria ser considerada mera mercadoria. Antes de tudo, é um bem social que deve estar a serviço de todos os cidadãos e da cidadania.


Dando voz as diversas classes sociais, a imprensa representaria um importante papel e poderia contribuir para a construção de uma sociedade mais harmônica. A mídia em geral deveria se empenhar em ajudar para a promoção da cultura, da educação e da ciência. Ela tem sua parcela de responsabilidade no progresso humano e na disseminação do conhecimento, sendo ela mesma produto e medida do nível de desenvolvimento social.


Para aumentar este nível, é preciso investir na educação. Estimular a leitura desde a infância e a busca pela cultura como o teatro, o cinema, a música... Diminuir os índices de analfabetismo no país.


O Brasil possui um alto número de analfabetos e está muito atrás de outros países em desenvolvimento. A Argentina e o Chile ocupam o 45º (Quadragésimo quinto) e 38º (Trigésimo oitavo) lugares, respectivamente, no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, enquanto o Brasil está em 79º (Septuagésimo nono) lugar. Estes dados se referem à população que tem 15 anos ou mais.


Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,6 milhões de jovens não estudam nem trabalham.É necessário mudar essa realidade e promover a inclusão social através do trabalho e da educação. Os meios de comunicação deveriam se empenhar em melhorar esse quadro, conscientizando a população da importância da educação, da cultura e do conhecimento, e cobrando mudanças do Poder Público, pois educação também é responsabilidade deste. A mídia e o Estado precisam trabalhar juntos para reverter o quadro crítico em que o Brasil se encontra. Do contrário, isso não será possível.


Devemos tentar alcançar o mesmo nível de desenvolvimento de países que estão à frente do Brasil. Esses conseguiram reduzir as distâncias sociais por terem justamente investido maciçamente em educação.


Os problemas que afetam o país e o mundo deveriam estar na pauta dos meios de comunicação, levando questionamentos e colocações de pessoas que realmente dominem o assunto, como, por exemplo, estudiosos do tema. Assim, seria aguçada a capacidade do povo de atuar, refletir e se posicionar pertinentemente em relação aos problemas que o circunda. No entanto, o espaço destinado à melhoria do conhecimento é ainda insuficiente perante a necessidade.


Para estimular os brasileiros, poderiam ser veiculadas matérias que mostram exemplos de pessoas bem sucedidas para trazer os jovens à esse universo. A mídia deveria aproximá-los do processo de produção, mostrando mais de sua realidade, tornando possível a exposição de suas idéias e necessidades, gerando debates e soluções para os problemas que possuem e que vêem ao seu redor. É preciso dar voz à juventude.


Não podemos esquecer que os meios de comunicação servem também como oferta de entretenimento e lazer. Em algumas cidades esta chega a ser a única forma de propagação de cultura. Na maior parte do país, as apresentações teatrais se restringem apenas as grandes capitais tendo o público raras oportunidades de prestigiar este tipo de arte. O mesmo acontece com o cinema onde grande porcentagem das cidades brasileiras não possui uma sala de exibição. Por estarem muito presentes na vida dos brasileiros, os meios de comunicação devem aumentar sua responsabilidade e preocupação social, para atingir uma maior qualidade em sua programação. Algumas empresas conseguem desempenhar bem essas funções, existem outras que poderiam ter maior comprometimento com as demandas sociais, de forma que não afetassem prejudicialmente seus interesses comerciais que, bem ou mal, são importantes para manter a boa gestão empresarial.


O público deveria saber discernir e reconhecer os benefícios e os perigos da tecnologia. Infelizmente, nem todos têm a mesma capacidade de entendimento e muito menos vêem o mundo sob a mesma perspectiva.


Cada indivíduo tem a sua história cultural, que possibilita compreender, decifrar e representar códigos de diferentes formas. A partir disso, atua a entropia. Ela diz respeito ao quanto de energia é gasta até que o código se identifique em um determinado paradigma. E nesta "experiência de vida" dos brasileiros está a forte influência dos meios de comunicação, que passam a ditar o que é bonito e o que é feio.


Grande parte da população não tem acesso ao conhecimento. A maioria das pessoas não consegue captar a verdadeira mensagem que a mídia quer passar. É preciso ter um grau elevado de percepção para conseguir enxergar quais são as verdadeiras intenções das informações que recebemos. Os indivíduos devem buscar desenvolver seu senso crítico se mantendo sempre informado a respeito do que acontece no mundo, buscando fontes variadas, para desenvolver sua capacidade de interpretar o real significado do que acontece e do que é passado pela mídia, para não se deixar manipular por esta.

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