A nossa voz é algo com o qual estamos tão acostumados a usar no dia-a-dia que muitas vezes não pensamos qual é o processo que permite que esta atividade seja realizada. De maneira bastante básica, o que ocorre é que quando falamos, cantamos, gritamos, etc, o ar passa pela nossa laringe, fazendo com que ela vibre, emitindo um som bem baixinho. O nosso corpo (em especial a caixa torácica e a cabeça) serve como caixa de ressonância, amplificando esse som e fazendo com que ele seja audível no espaço. As pessoas que trabalham com a voz devem pensar em cada etapa deste processo, a começar pela respiração.
Todo mundo sabe que o ar entra pelas narinas e vai para os pulmões. Muitas coisas acontecem lá dentro, mas, o que nos interessa, de fato, é a expiração, porque é aí que o ar passará pelas pregas vocais emitindo aquele sonzinho do qual já falamos. Os pulmões trabalham de maneira involuntária (não precisamos pensar em respirar, respiramos naturalmente), mas existe uma forma de controlar a emissão do ar. E esta maneira é controlar os músculos que estão próximos aos pulmões.
Se abrirmos as costelas e mantivermos elas abertas o máximo de tempo possível, o ar pode ser expulso mais lentamente dos pulmões. Outra estratégia é pressionar a barriga pra dentro, empurrando os pulmões pra cima. É claro que falar dessa forma não chega exatamente a ser uma ajuda para respirar melhor, uma vez que não estamos acostumados a trabalhar com essas partes do corpo, e não temos muito controle sobre ela. Mas existem alguns exercícios que podem ser feitos para conscientizar os músculos e adquirir certo controle.
Um primeiro exercício interessante é o de observar a respiração enquanto estamos deitados, de preferência ao acordar. Deitado de barriga pra cima, é possível observar o movimento que ocorre no nosso tronco conforme respiramos. A partir daí, é legal também pensar em fazer alguns exercícios de controle, como o de contar por quanto tempo conseguimos segurar o ar e em quanto tempo conseguimos soltar este ar. Nesta hora, é bastante útil lembrar de manter as costelas o mais abertas possíveis. Além disso, pode-se tentar aumentar esse tempo a cada dia.
Outro exercício que é muito utilizado por professores de canto é o de soltar o ar sibilando, isto é, fazendo som de "s" continuamente. É interessante fazer isso porque assim é possível escutar se a emissão do ar está constante, ou se o fluxo vacila, "treme" ou se diminui muito logo depois do início. Neste exercício é importante tentar controlar a constância mesmo.
Os exercícios de respiração para o canto ou para atores não são muito complexos e nem ficam muito mais difíceis com o passar do tempo. O que muda é o nível de controle que temos sobre a nossa respiração, nossa resistência, o tempo que conseguimos manter o ar e coisas assim. Assim como qualquer exercício muscular, como uma "academia", existem pessoas com maior facilidade do que outras, mas todas são capazes de progredir. E também é importante que esses exercícios sejam feitos sempre que possível, de preferência todos os dias, até mesmo independente dos exercícios vocais propriamente ditos. Pensar na respiração melhora a emissão da voz, mas pode melhorar a vida das pessoas como um todo, e vale a pena pra todo mundo!