top of page

A contribuição do teatro na educação de crianças e adolescentes.


O teatro é uma forma de expressão artística de muita relevância que pode contribuir não só para a formação cultural, social e política de um indivíduo, mas também para seu desenvolvimento psíquico e físico. Por isso, escolas que apoiam a formação cultural de seus alunos possibilitando o acesso às oficinas teatrais contribuem para a formação de indivíduos mais completos e mais desenvolvidos intelectual, física e psicologicamente.


O teatro pode levar uma importante contribuição na educação de crianças e adolescentes, pois ajuda na formação e no desenvolvimento do senso crítico e da opinião. Amplia o conhecimento a respeito de história através dos textos e da noção da trajetória artística e profissional de seus autores. O engajamento desses pode ser político e social trazendo reflexões e questionamentos que podem se encaixar nos dias atuais. Outros autores podem voltar-se mais para questões inerentes à psiquê humana ajudando na evolução do ser humano ao trazer à tona problemas intrínsecos ao homem e que não encontram espaço para discussão nas relações e nas conversas superficiais do dia a dia.


Os jogos de improviso trabalham o raciocínio rápido e a criatividade; os exercícios de expressão corporal e expressão vocal trazem consciência do corpo e da voz. Isso tudo possibilita ao aluno desenvolver seu autoconhecimento e trabalhar seus pontos fracos sejam esses físicos ou não. Com mais conhecimento sobre si mesmo e aprendendo a gerir e aperfeiçoar suas falhas é possível se tornar uma pessoa mais confiante, inclusive no desenvolvimento da carreira, sendo esta artística ou não. O teatro possibilita que o aluno aprenda a lidar com a exposição, trabalhando a timidez e a desinibição o que pode ser primordial para algumas profissões em que é preciso passar segurança e confiança ou outro.


Os exercícios de teatro tornam possível que o aluno aprenda a lidar com o nervosismo e a ansiedade. Com o decorrer do tempo, o autocontrole e o domínio sobre as situações adversas da vida se fazem notáveis. O relacionamento interpessoal melhora a partir do momento que a criação e compreensão dos personagens, trazem diferentes vivências da nossa própria realidade, permitindo entender melhor o outro, sua história e escolhas na vida, já que provoca o aluno a se colocar no lugar do próximo para compreender seu personagem em diversas situações.


As aulas e os exercícios de teatro também melhoram outros aspectos, tais como: coordenação, memorização e vocabulário. Quando o instrutor de teatro é bem preparado e consegue estabelecer uma boa relação de troca entre os estudantes, é possível perceber traços de personalidade, comportamentos e aspectos do desenvolvimento do aluno que podem ser melhor direcionados.


Toda escola deveria proporcionar o acesso ao teatro como forma de ampliar o conhecimento e a bagagem cultural de seus alunos, além de ajudar em seu autoconhecimento e aperfeiçoamento como indivíduos. O teatro auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente como um todo, desperta o gosto pela literatura, promove a socialização e ajuda na aprendizagem dos conteúdos propostos pela escola. Além disso, por possuir caráter lúdico funciona como forma de entretenimento e lazer.


bottom of page