top of page

Copa do Mundo Rússia 2018


As 32 melhores seleções do mundo se reuniram na Rússia para o maior evento do futebol mundial. Entre 14 de junho e 15 de julho deste ano a disputa da Copa do Mundo mobilizou bilhões de pessoas pela televisão. Que trouxe muitas e inesquecíveis emoções.

A cerimônia de abertura, que teve como principal atração o cantor inglês Robbie Williams, em poucos minutos trouxe um começo animado para a competição. Pena que nem todo mundo entendeu que cerimônia de abertura de Copa do Mundo não é, nunca foi e nunca será a mesma coisa de cerimônia de abertura de Olimpíada. Não dá pra colocar em 20 minutos a grandiosidade esperada em 2 horas ou mais. E os verdadeiros protagonistas, os jogadores, ainda tem que se apresentar. Valeria a pena uma cerimônia de abertura durando horas e logo após ainda mais 90 minutos do jogo de abertura? Que fez o começo do torneio ser ainda melhor pro país sede. A seleção russa goleou a Arábia Saudita por 5 a 0, espantou a desconfiança dos torcedores e fez uma trajetória digna e surpreendente. Deixou a competição nas quartas de final perdendo para a também surpreendente Croácia nos pênaltis. Há 10 anos a disputa de melhor jogador do mundo tem apenas 2 vencedores, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. Mas a fama dos dois craques não foi o suficiente para suas seleções. Portugal e Argentina foram eliminadas ainda nas oitavas de final. A vida da seleção brasileira não foi fácil como se imaginava e a torcida gostaria que fosse. Desde a estreia, empatando com a Suíça. As vitórias contra Costa Rica, Sérvia e México foram comemoradas, mas não foram nenhum espetáculo. A derrota contra a Bélgica por 2 a 1 custou a eliminação nas quartas de final e o adiamento por mais 4 anos do sonho de comemorar o hexacampeonato mundial. Neymar se destacou de uma maneira negativa. Virou piada no Brasil e no exterior, a fama de cai cai voltou a ser fortíssima. Teve até apelo comercial, vários bares em todo o país prometeram rodadas de bebida a cada vez que o jogador caísse. Enquanto isso, Philippe Coutinho se destacou pelo seu ótimo desempenho em campo pelo Brasil. A Copa também fez nascer um novo astro do futebol, o francês Mbappé, de apenas 19 anos. A partir da vitória de 4 a 3 contra a Argentina nas oitavas de final, quando marcou 2 gols, o jogador do Paris Saint Germain se tornou uma peça importantíssima na seleção de seu país na trajetória rumo ao bicampeonato. Que veio na vitória contra a Croácia por 4 a 2.

A transmissão da Copa do Mundo na TV brasileira foi feita pela Globo na TV aberta e pelos canais Sportv e Fox Sports na TV por assinatura. O Sportv ganhou comentaristas muito especiais para o torneio, como o técnico Cuca e os ex-craques Deco e Seedorf. O Fox Sports 2 teve como diferencial os jogos narrados e comentados por mulheres. Enquanto o Fox Sports fazia uma cobertura mais tradicional do mesmo jogo, com homens narrando e comentando. O elenco feminino do Fox Sports também participava da mesa redonda Comenta Quem Sabe, repercutindo os acontecimentos da Copa. O público da Globo conheceu o narrador Gustavo Villani. Apontado como o sucessor de Galvão Bueno, o narrador, que chegou ao Grupo Globo em abril, se destacou pelas suas narrações emocionantes e aos poucos vai se soltando mais, começando a dizer seus bordões como “gol de videogame” e “joga a luva, goleirão”. Ele também narrou os jogos do Brasil e a final da Copa nos cinemas, acompanhado pelos comentários do ex-jogador Grafite. Luis Roberto protagonizou um momento divertido das transmissões. Depois de 4 anos de espera, pra alegria do público, no final da transmissão de França X Peru, ele comentou sobre os “negros maravilhosos”, se referindo a alguns jogadores franceses. Lembrando a frase que virou meme durante a transmissão do jogo França X Suíça na Copa do Mundo aqui no Brasil. O final da transmissão da final entre França X Croácia foi marcado pela emoção. O comentarista Walter Casagrande comemorou por conseguir cumprir a promessa de se manter sóbrio durante todo o torneio. Galvão Bueno declarou que provavelmente aquela seria a sua última Copa do Mundo. Uns comemoraram, outros não gostaram. Mas posteriormente o narrador declarou que quer estar no Catar, mas ainda é cedo pra confirmar se estará narrando os jogos daquela que poderá ser sua 13ª Copa do Mundo. Arnaldo César Coelho, o primeiro comentarista de arbitragem da TV brasileira, anunciou que é a sua última Copa do Mundo, que vai se aposentar, é hora de fechar um ciclo. Mas esta despedida ainda terá mais alguns meses, o comentarista cumprirá seu contrato com a Globo até o final do ano.

Depois de 1 mês de muito futebol e muita festa, principalmente nos jogos do Brasil, chegou a hora de se despedir da Copa do Mundo vendo a França comemorar o bicampeonato. O torneio terminou a pouco tempo, mas já deixou saudade também na TV. Pelo menos até o começo de agosto deste ano os canais Sportv continuavam exibindo os melhores momentos de jogos marcantes. São eles: Portugal X Espanha (um emocionante empate em 3 a 3), Brasil X Costa Rica (um jogo sofrido que terminou com o choro de Neymar que dividiu opiniões), Alemanha X Coreia do Sul (a histórica vitória por 2 a 0 da seleção asiática mandando os alemães de volta pra casa ainda na fase de grupos) e a trajetória da França das oitavas de final até o título, jogando respectivamente contra Argentina, Uruguai, Bélgica e Croácia. Não será de se estranhar no final do ano, quando os canais esportivos quase não têm eventos ao vivo para exibir, os canais Sportv e Fox Sports exibirem novamente os 64 jogos deste grande momento do esporte e também de todo o ano de 2018.

Daqui a 4 anos o Catar receberá a Copa do Mundo. O evento será no final do ano, quando o clima no país não é tão quente como no meio do ano. Parece que ainda falta muito tempo, mas os jovens craques que surgiram nos últimos tempos, como Paulinho, Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Junior mostram que a esperança pro hexacampeonato mundial continua muito forte. E, convenhamos, está mais do que na hora de comemorar esta conquista. Na Copa do Catar já serão 20 anos de espera. As crianças e adolescentes sabem o que é o Brasil conquistando uma Copa do Mundo apenas por fotos, vídeos e depoimentos dos adultos, merecem vivenciar e comemorar, assim como os adultos que já presenciaram. Até o final de 2022 chegar, é hora de ver outros craques surgindo, torcer pelo time do coração, comemorar os títulos conquistados e relembrar a Copa do Mundo na Rússia, suas boas lembranças e perceber o que não deu certo mas pode ser melhorado no futuro em todos os aspectos.

bottom of page