top of page

Nem tudo é o que parece ser


Em tempos de eleições, tenho visto o quanto o conhecimento sobre arte e cultura são essenciais para o desenvolvimento de um posicionamento crítico a respeito da realidade e o quanto pessoas envolvidas e engajadas artisticamente e culturalmente na sociedade tem uma maior consciência de seus direitos e deveres, da história do seu país, daquilo que pode prejudica-lo no futuro em termos políticos. Ainda hoje, artistas sofrem muito preconceito e são mal vistos principalmente por pessoas muito conservadoras. Isso acontece mais em cidades pequenas onde as pessoas não tem consciência da importância que a arte e a cultura tem. No entanto, arte é informação, é uma forma de manter nossa cultura e história vivas. Exatamente por isso, muitos daqueles que estão no poder, são contra este tipo de manifestação, principalmente daqueles artistas que tem um posicionamento claro a respeito da realidade e que gostam de incitar o seu público a refletir a respeito desta.

Fico muito intrigada quando vejo pessoas criticando trabalhos artísticos, menosprezando a profissão do artista. O que penso imediatamente quando escuto alguém fazendo estes tipos de comentários é: será que esta pessoa tem noção da importância que a cultura tem na sociedade? Será que esta pessoa busca ampliar seu nível de conhecimento e desenvolver sua própria forma de pensar e refletir a realidade?

Há um tempo atrás, estive em um consultório médico acompanhando minha mãe em uma consulta e fui indagada a respeito do meu trabalho. Ao dizer o que eu fazia, ouvi uma série de preconceitos e julgamentos sobre o comportamento das mulheres e homens que trabalham na minha área.

Naquele momento, descobri que todos os artistas do planeta Terra são pessoas com comportamentos imorais, são desregrados, entre outras coisas... O pobre médico pelo jeito não tem a menor consciência cultural e artística. Nem histórica. Para as pessoas com quem trabalho, arte é uma forma de manifestação de emoção, de engajamento social e político, de transformar a realidade daquele que nos vê, de propagar conhecimento e informação.

No entanto, existem pessoas, principalmente aquelas que desejam chegar ao poder ferindo os direitos da sociedade, que querem fazer com que os outros acreditem que arte e cultura é apenas um meio no qual as pessoas querem propagar ilicitudes e imoralidades. As pessoas mais carentes de conhecimento acreditam nisso, o que é lamentável, pois desta forma se tornam cada vez mais frágeis para se posicionar politicamente. O que para a mídia de massa e para o poder que busca o totalitarismo é ótimo, afinal de contas um povo sem arte, sem cultura e sem conhecimento e é muito mais manipulável.

bottom of page