Nós que trabalhamos com arte e cultura sabemos da importância da liberdade de poder se expressar, seja para contestar algo na realidade ou para expressar simples sentimentos. O artista precisa de espaço para colocar para fora o que pensa e o que sente. A arte também serve para mudar algo, seja para transformar o outro ou as coisas ao nosso redor. Por isso, me espanto às vezes quando vejo pessoas comentando que é absurdo que um determinado artista tenha expressado sua opinião em relação à politica, como podemos ver alguns deles se manifestando nos últimos dias. Vi algumas pessoas também dizendo que nunca precisaram dos serviços de um artista e este tipo de trabalho não serve para nada.
Podemos medir a ignorância, a falta de conhecimento de alguém quando escutamos este tipo de coisa. Arte serve para manter nossa história viva e, desta forma, mostrar os erros e acertos que uma sociedade cometeu em seu passado e mostrar as gerações futuras qual a melhor forma de agir. Arte serve para ensinar a refletir, a pensar, argumentar, contestar o sistema vigente sem que se aceite passivamente o que a mídia, o governo e as classes dominantes querem que acreditemos. Além disso, não existe alguém que não seja consumidora de arte. O cinema, a música, a televisão, o rádio, a publicidade, os livros levam trabalhos artísticos e entretenimento à pessoas de todos os lugares. A arte serve também para comunicar desde o início das civilizações e para entreter. É muita ignorância achar que é possível viver sem o consumo de algum tipo de arte e achar que esta não pode ser veículo de contestação e informação.
Precisamos estar sempre em busca daquilo que nos acrescenta como seres humanos e como cidadãos. Adquirir conhecimento é primordial para que possamos desenvolver nossas próprias opiniões e, desta forma, não sermos levados pelos outros. A arte e cultura são uma forma de ampliar nossos horizontes. Menosprezá-las é apenas reflexo de ignorância.