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Arte e cultura como opções para afastar os jovens da marginalidade


O Brasil é um país que apresenta ainda um sistema de ensino deficitário e tem dificuldade em manter crianças e jovens infratores em suas escolas. Temos dificuldade em receber os menores infratores e em mantê-los no sistema de ensino. É preciso oferecer à essas crianças e jovens condições de permanência na escola e educação de qualidade.

Nossas escolas não estão preparadas para atender os menores infratores desde a elaboração de seu currículo até o preparo dos profissionais que trabalham dentro dos colégios. Professores e demais funcionários muitas vezes não sabem lidar com esses jovens que, inclusive, se sentem julgados e alvo de preconceitos fazendo com que estes queiram se afastar do ambiente de ensino. Os profissionais não estão preparados até mesmo em termos psicológicos para lidar com a agressividade destes jovens e crianças. A escola não está pronta para oferecer este tipo de apoio aos seus professores e nem para oferecer formas de ensino mais atraentes para estes jovens rebeldes. Se as instituições de ensino hoje são vistas como ultrapassadas e entediantes e podem representar um ambiente monótono e chato para crianças e jovens em geral, que dirá para aqueles que são rebeldes e que, às vezes, não tem muita perspectiva de vida.

A escola no sistema capitalista propaga a cultura das classes dominantes. Desta forma, acaba perpetuando as desigualdades sociais. É preciso que as crianças e os jovens de classes mais baixas se vejam representados dentro do ambiente em que estudam, que sua cultura, suas preocupações, suas atividades de lazer tenham espaço dentro destes. O jovem precisa ter espaço para se colocar, ter voz. A escola pode se organizar de forma a oferecer atividades culturais e artísticas que representem essas crianças e adolescentes. Através de eventos deste porte, podem aproximar as famílias e procurar se inteirar a respeito daquilo que pode atraí-los, afastando-os da rua e da criminalidade. Aulas de dança, de teatro, de música; palestras; atividades propostas pela própria comunidade podem ser uma forma de fazer com que esses jovens se sintam ouvidos, inseridos na sociedade e se interessem mais em participar das atividades escolares diminuindo a porcentagem de evasão. A arte e a cultura tem poder de ajudar na melhoria da sociedade. A sociedade capitalista está sempre voltada aos interesses das classes dominantes. Por isso, as escolas são um bom lugar para dar voz àqueles que, muitas vezes, não encontram espaço dentro da sociedade em geral. A cultura de massa e a indústria cultural podem ser outro problema dentro deste contexto, uma vez que restringem o acesso a informação de qualidade e produzem muito lixo, dificultando o processo destes jovens de se verem representados, fazendo com que não tenham voz na sociedade mais uma vez. Assim, fazer da escola este espaço que oportuniza jovens mais pobres e menos representados a verem a promoção de sua cultura e de expressão de suas vontades e opiniões, é uma saída para evasão escolar. A cultura e a arte podem ajudar na resolução de muitos problemas na sociedade.

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