A sociedade atual está imersa em escândalos de corrupção que demonstram o quão corrompidos estamos em termos éticos e morais. Os problemas que vemos acontecendo na política nada mais são do que um reflexo daquilo que acontece em outras esferas. Seja em pequenas corrupções do dia a dia, como furar fila, não devolver o troco a mais, ou em situações mais complexas dentro de pequenas e grandes empresas. Primar por desenvolver e por em prática valores éticos e morais não faz parte da busca pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de grande parte das pessoas.
A busca pela evolução e crescimento passa pelo desenvolvimento não só de habilidades ligadas a profissão e ao trabalho, mas pelo desenvolvimento de qualidades que possam nos tornar melhores como pessoas também. O progresso pessoal ligado a valores como o respeito e a valorização do outro, por exemplo, trarão reflexos em todos os âmbitos da nossa vida, incluindo naquele relativo ao nosso trabalho.
No entanto, o capitalismo estimula apenas a busca de dinheiro a todo custo, não importando para muita gente, o quão desonesto é preciso ser para atingir um determinado patamar de riqueza. Por desonesto, podemos entender pessoas que oferecem serviços sem primar pela qualidade desses, sem dar o devido respeito ao cliente e aos colegas de trabalho, sem dispensar a atenção necessária para aqueles com quem trabalhamos ou oferecemos nosso serviço. A preocupação nestes casos é apenas com o dinheiro, com o capital no fim do mês. Não há busca de qualidade como profissional, não há busca pelo aprimoramento de suas capacitações, não há respeito pelo outro. Em relação a isso, não é preciso estar incorporado em um ambiente de trabalho de uma grande empresa. Podemos observar que não é raro encontrarmos pessoas assim desde ambientes de trabalho simples, menores, atingindo também empresas de grande porte. A soberba faz parte da sociedade nos seus mais variados ambientes.
Desenvolver-se como bom profissional e como pessoa, passa pela busca de conhecimento a respeito de si mesmo. Autoconhecimento traz a noção de nossas fraquezas e daquilo que devemos trabalhar para crescer como ser humano. A busca pelo crescimento profissional deve estar atrelada a isso. Para ser um bom profissional, é preciso antes de tudo ser uma boa pessoa com seus valores éticos e morais bem norteados e delineados. Agir com respeito e educação para com os outros sem visar crescer ou tirar vantagem nas costas alheias; ser transparente; ser ético e entender que enquanto o outro cresce, o crescimento do grupo como um todo é inevitável. Tudo isso é importante para a construção de uma sociedade mais equilibrada. Enquanto estivermos vivendo esperando tirar vantagem sobre qualquer situação e qualquer pessoa, diminuindo o outro, visando somente o lucro a todo custo, estaremos lidando com a corrupção. Para combatê-la devemos começar por nós mesmos, cada um buscando serético em seu próprio ambiente particular e profissional.