Todos nós artistas, em algum momento de nossa carreira, passamos por alguma situação em que nos vemos desvalorizados pelas pessoas em relação ao nosso próprio trabalho. O mais incrível é que muitas vezes esta é uma atitude de outros profissionais que também atuam na área.
A falta de respeito no mercado brasileiro para com aqueles que procuram viver de arte é algo que precisa ser mudado. Ser artista, independente da área de especialização, seja ator, cantor, fotógrafo, professor de interpretação, escritor ou qualquer outra, exige investimento financeiro (que muitas vezes não é baixo), aprimoramento constante, investimento de tempo. Qualquer profissional quer ter retorno de seus esforços. Nós também trabalhamos em busca de nosso crescimento no mercado de trabalho.
Oferecer um trabalho em troca de divulgação é algo incabível. Assim como o profissional de qualquer outra carreira, precisamos de nosso trabalho para sobreviver e pagar nossas contas. Perguntar a um artista se é necessário haver remuneração é completamente desrespeitoso. Ao cogitar nos contratar gratuitamente fica implícito que o requerente não acredita na qualidade de nossas atividades. Logo, se na opinião do outro oferecemos algo insatisfatório, não haveria porque termos nossos serviços requisitados.
Você que precisa de qualquer artista, leve em consideração que arte e cultura são partes importantes na sociedade. Somos formadores de opinião e, mais do que isso, estamos em busca de modificar a realidade em que vivemos, seja levando algum tipo de transformação social ou emocional, levando a reflexão ou ao entretenimento puro. Para cada uma dessas opções, estudamos, nos preparamos e queremos ser reconhecidos e respeitados por isso.