top of page

Sem esforço, não é possível chegar à lugar algum


Na Avante Casting trabalhamos com os mais variados perfis, de bebês à idosos, de iniciantes à veteranos. A equipe interna da agência é formada por pessoas com bastante experiência no mercado artístico. Ao longo destes anos, o que mais podemos observar é que sem esforço, não é possível chegar à lugar algum. Mas, o que queremos dizer com isso? Que sem estudo, sem investimento de tempo ou dinheiro, sem trabalhar a si mesmo em busca de aperfeiçoamento, sem sair de sua zona de conforto, não é possível trabalhar na área artística. Aliás, em nenhuma área, convenhamos.

Atendemos muitos jovens iniciantes com o sonho de serem atores. Mas muitos deles chegam até nós iludidos. Ás vezes, ludibriados por outras agências ou outras pessoas do mercado que dizem para eles que são lindos, talentosos e que em pouco tempo estarão estourando e fazendo muito sucesso na carreira. Quem trabalha nesta área há mais tempo sabe que não é assim que as coisas funcionam. Ninguém vai se inscrever em uma agência hoje e estará lotado de trabalho em poucos meses e ganhando muito dinheiro. Se a pessoa não fizer um bom curso, não se profissionalizar e não tiver um bom material de trabalho, dificilmente fará algum job. Porém, muitas pessoas chegam até nós achando que a beleza ou a simpatia bastam. Infelizmente, não é assim. Já repetimos infinitas vezes nos posts desta "revista" o quanto é importante investir na carreira para conseguir entrar no mercado.

Ás vezes, atendo adolescentes cheios de sonhos. E de ilusões também. É duro ter que dizer a eles que não vão se inscrever conosco estando completamente crus, sem nenhuma experiência, sem nenhum conhecimento, sem nenhum curso e começarem a trabalhar em breve. Alguns entendem logo de cara, mas a maioria fica um pouco chateado. Mas, precisamos ser verdadeiros, pois nossa agência busca construir uma imagem e um trabalho sólido e profissional. Não podemos investir em nosso trabalho de um lado e prejudicar a nós mesmos de outro, afinal de contas, uma empresa que não joga limpo com seus clientes prejudicará a si mesmo no futuro.

É preciso ser verdadeiro e claro com esses jovens que acham que a carreira artística é simples, fácil, cheia de fama, dinheiro e sucesso. Não é não. É muito dura, aliás. Ainda mais neste momento pelo qual nosso país passa em que a cultura vem sendo atacada e diminuída constantemente. Trabalhamos muitas horas por dia, precisamos nos deslocar para locações distantes. São muitos testes: muitos "nãos" e poucos "sins". É preciso muito estudo como em qualquer carreira. Também é preciso ter cultura, ler, ver bons filmes e assistir a boas peças.

E por falar em deslocamento para locações distantes... Vejo muitos destes iniciantes reclamando de ter que acordar cedo para fazer um curso, de ter que estudar... Se você não está preparado para investir em si mesmo e fazer um pouco de esforço que seja para se locomover para uma boa escola de teatro, se não gosta de ler, não tem paciência para estudar, esqueça esta área! Como eu já disse, beleza não basta. E como eu já disse também, se quer mesmo trabalhar com isso, precisa estar preparado para gravar 12 horas seguidas, ficar muitas horas em pé, muitas horas sem comer... Terá que estar preparado para acordar muitas vezes às 3 horas da manhã para ir para uma locação que fica a quase 3 horas da sua casa. Precisa estar preparado para enfrentar uma maratona de testes. Enfim, não é facil. Sabendo que não é fácil, não fique cheio de melindre ao ir a uma avaliação. Encare que a pessoa que te atende e te avalia estudou muitos anos para estar neste cargo. O que ela quer é te orientar para que você possa verdadeiramente se preparar e se aperfeiçoar para trabalhar na área. Um artista não pode se chatear ao ouvir uma crítica ou um não. Artistas trabalham com exposição e estarão por toda sua carreira sendo avaliados, julgados... Precisamos aprender a lidar com isso. No entanto, quando estamos conscientes de que buscamos o caminho do aperfeiçoamento, ficamos seguros diante das críticas futuras, pois sabemos que estamos dando nosso melhor.

Estudar, se preparar profissionalmente e se preparar também emocionalmente para uma carreira que não é tão fácil quanto parece. Estas são as chaves para aqueles que pretendem fazer da sua arte sua profissão. Não meça esforços se é isto que você quer! Mas tenha sempre em mente que é preciso ter humildade para aprender, para as ouvir as críticas e para crescer na profissão.

bottom of page