Continuando a apostar no sucesso das novelas destinadas ao público infanto-juvenil, o SBT exibe desde 16 de maio As Aventuras de Poliana. Inspirada no livro Pollyanna, escrito por Eleanor H. Porter, a trama de Iris Abravanel conta de maneira moderna a história da personagem título, interpretada por Sophia Valverde. Uma menina alegre, disposta a ajudar os outros e que sempre vê o lado bom das coisas. Mesmo quando a coisa não é nada boa e sua vida passa por uma grande transformação. Perde os pais e se muda para São Paulo onde vai morar com sua tia Luisa (Milena Toscano). Uma mulher amarga, fria, rígida e que procura no trabalho uma forma de aliviar as dores das lembranças do passado. Mas a chegada de Poliana faz Luisa ter que conviver mais com estas lembranças e , quem sabe, repensar o modo como encara a vida. A menina sonha em ser artista como os pais e estuda na renomada Escola Ruth Goulart, que inclui várias formas de arte no currículo. Com seu jeito todo especial, Poliana conquista o carinho e a amizade das pessoas em todos os lugares por onde passa. Às vezes pode demorar um pouco, mas acaba dando certo. Sempre praticando o “jogo do contente”, que aprendeu com seus pais.
A confiança nas novelas infanto-juvenis também faz o SBT ter um elenco conhecido de crianças e adolescentes e acompanhar esse crescimento em todos os sentidos. Sophia Valverde tem apenas 12 anos e esta é sua terceira novela na emissora de Silvio Santos. As crianças que acompanharam a versão brasileira da saga da professora Helena e seus alunos na sua primeira exibição entre 2012 e 2013 são os adolescentes de hoje. Que não foram esquecidos em As Aventuras de Poliana, estão no núcleo da escola. Lembrando bastante a novela mexicana Rebelde, grande sucesso do SBT, mas sem poder retratar com mais profundidade os conflitos da adolescência. Núcleo que, entre outros nomes, tem Larissa Manoela, interpretando Mirela em sua quarta novela no SBT, e a youtuber Flávia Pavanelli, interpretando Brenda. A presença de Flávia no elenco também mostra a força desse meio de comunicação ainda tão novo que são os youtubers. Cada vez mais popular de maneira especial com crianças e adolescentes e aos poucos conquista seu espaço em outros meios de comunicação e arte. Por exemplo, Kéfera Buchmann e seu trabalho como atriz e Whindersson Nunes e seus shows de humor. Os talentos que surgem de seus canais no Youtube e chegam em outras telas e palcos são muito bem vindos quando procuram aprimorar esse talento, seja ele qual for, para mostrar ao público. Interessante notar que os youtubers também fazem parte da ficção das novelas do SBT. Em As Aventuras de Poliana temos Luca (João Guilherme Ávila). Na sua antecessora e companheira dos primeiros dias de exibição Carinha de Anjo, temos Juju (Maisa Silva). Ambos adolescentes, conciliando os estudos e os vídeos do canal que podem ser uma perspectiva de futuro profissional.
As Aventuras de Poliana também celebra um reencontro que parecia quase impossível. Quase 17 anos depois de sua última novela (O Clone, Rede Globo 2001/02), Myrian Rios está de volta. Interpretando Ruth, diretora da escola e neta da Ruth Goulart que dá nome ao estabelecimento e, claro, origem de seu próprio nome. Durante estes anos longe das novelas, Myrian não esteve longe da TV. Apresentou alguns programas na TV Canção Nova. Ela é missionária da comunidade católica de mesmo nome e voltar para as novelas não interfere no seu trabalho religioso. Fica a esperança que Myrian continue conciliando sua fé e seu trabalho como atriz, sua agradável presença em cena fez falta.
A novela mal estreou e os bastidores já foram notícia. Quando acertou seu contrato com o SBT às vésperas do casamento, Milena Toscano pediu para começar a gravar quando voltasse da lua-de-mel. O pedido foi aceito pela emissora e colocado em prática. Em março deste ano a atriz descobriu que espera seu primeiro filho. Não foi a primeira vez e certamente não será a última que uma atriz engravida durante as gravações de uma novela e o fato influencia nos rumos da personagem e no rumo profissional da futura mamãe. A solução tomada neste caso é inusitada e já conhecida num outro contexto. Milena gravará até quando for possível. Depois deixará a novela e a personagem Luisa será interpretada por Thais Melchior como se nada tivesse acontecido. A mesma solução tomada nas 2 versões da novela Cúmplices de um Resgate exibidas pelo SBT. No México, depois de divergências contratuais entre a Televisa e seus pais, Belinda, protagonista da novela, deixou a novela e foi substituída por Daniela Luján. No Brasil, as divergências contratuais entre o SBT e sua mãe tiraram Duda Wendling da novela e Sophia Valverde assumiu o papel de Doris. Milena está com 5 meses de gravidez e como As Aventuras de Poliana tem uma enorme frente de capítulos, assim como foi com suas antecessoras, ainda estará no ar por um bom tempo.
A história de Poliana já é bem conhecida. O livro foi lançado em 1913, foi adaptado para o cinema em 1920, ainda na época do cinema mudo, e em 1960. Também foi adaptado para a TV brasileira em 1956 na TV Tupi. Num tempo que as novelas tinham um formato bem diferente. Não havia videotape e os capítulos eram 2 vezes por semana ao vivo. Mas é sempre bom ser relembrada e melhor ainda que os mais novos conheçam. A novela começou bem recebida pelo público, garantindo o segundo lugar de audiência para o SBT e a liderança em algumas cidades como Fortaleza e Goiânia. Algumas vezes o otimismo de Poliana é até irritante, mas neste mundo tão sombrio e difícil, ter um pouco da menina em cada um de nós torna a vida mais leve e, quem sabe, ajuda a melhorar o mundo. Incluindo o mundo da televisão brasileira. Com a esperança de que o SBT continue apostando no público infanto-juvenil nas suas novelas, lembrando que é um público importante que as outras emissoras deixaram de lado e contribuindo na formação do telespectador do futuro.