top of page

Sandy e Junior


Nos quase 9 anos de existência do canal Viva uma das pouquíssimas atrações que resistiram as naturais mudanças na grade de programação é a série Sandy & Junior. Exibida originalmente nas tardes de domingo da Globo entre abril de 1999 e março de 2003 e atualmente apresentada no Viva de segunda a sexta às 10h30 com 2 episódios na sequência, a produção mistura ficção e realidade. Sandy e Junior são irmãos, adolescentes, moram em Campinas, a dupla famosa e filhos de Xororó e Noely. Conciliam a carreira artística com os estudos no fictício Centro Educacional Mário de Andrade, onde tem muitos amigos. A série mostra as aventuras e conflitos que os irmãos e seus amigos vivem entre uma aula e outra. Tendo sempre como trilha sonora os sucessos dos irmãos. Começando pelo tema de abertura, uma versão instrumental de Eu Acho Que Pirei. E chegando no final de cada episódio com um clipe musical ligado à história que acabava de ser exibida. A quarta e última temporada da série, exibida em 2002, tem algumas alterações lembrando ao público das mudanças que a vida traz. Começando pela mudança do tema de abertura, Não Dá Pra Não Pensar Em Você. Sandy, Junior e seus amigos terminaram o Ensino Médio no fim da temporada anterior. Os irmãos e alguns desses amigos se mudaram para o Rio de Janeiro para cursar a faculdade. Sandy estuda Psicologia e Junior, Música. Na Cidade Maravilhosa os irmãos fazem novos amigos, conhecem outros amores e vivem as aventuras dos jovens adultos que deixam a casa dos pais para seguir seu caminho.

Sem dúvida o horário de exibição e a imagem que a dupla transmitia para o público naturalmente influenciaram na leveza dos episódios. Logo na primeira temporada a série começou a revelar nomes do seu elenco jovem que se destacaram em outras produções. No penúltimo episódio da temporada, Um Amigo Mais Que Oculto, Ritinha (Bruna Thedy) comenta com os amigos que seu namorado Max se mudou para Paris acompanhando o pai que foi transferido para lá. Enquanto isso, na vida real, o intérprete de Max, Marcos Mion, deixou a Globo para iniciar sua bem sucedida carreira de apresentador na MTV quando era um canal mais ligado à música e pertencia ao Grupo Abril. Onde estreou no começo de 2000. Fernanda Paes Leme (a mimada Patty), Paulo Vilhena (o galã Gustavo) e Igor Cotrim (o rebelde Boca) também estrearam na TV em Sandy & Junior e, dessa fase do colégio, se tornaram os nomes do elenco jovem da série que mais tiveram destaque em outros trabalhos que fizeram na dramaturgia. A série também marcou a estreia de Wagner Santisteban (o nerd Basílio), conhecido desde a infância por seus trabalhos na publicidade e no SBT, na Globo. O programa piloto, exibido no final de 1998 como especial de fim de ano, foi a o primeiro trabalho de Mariana Ximenes na Globo. Ela interpretou Vicky, aluna bolsista, filha da cantineira do colégio, apaixonada por Gustavo e vítima de uma armação de Patty. Sandy e Junior ajudam a provar que Vicky é inocente e a garota conquista o amor de Gustavo. A quarta e última temporada trouxe o primeiro papel fixo na TV de Daniele Suzuki e revelou mais uma ex-paquita que se tornou atriz, Graziela Schmitt.

Assim como a carreira musical de Sandy e Junior, a série se tornou um sucesso tão grande que a superexposição não era problema. Paulo Vilhena, que deixou a produção no final de 2001, foi repórter do Vídeo Show entre 2000 e 2002. Entre março e junho de 2001, Sandy e Junior eram vistos a semana inteira na Globo. Além da série aos domingos, também na novela Estrela-Guia de segunda a sábado. Durante a época das gravações da novela, onde vivia a protagonista Cristal, Sandy teve sua participação reduzida na série. A produção passou a focar mais em Junior, que também estava em Estrela-Guia num papel secundário, e nos outros amigos da escola.

O tempo passou. Sandy, Junior e seus fãs cresceram, outros horizontes surgiram. O contrato dos irmãos com a Globo acabou e não foi renovado. A dupla acabou em 2007 deixando muita saudade no seu público. Mesmo podendo matar um pouco dessa saudade em momentos como ouvir as músicas, quando Sandy canta os sucessos da dupla em seus shows e assistindo Sandy & Junior no Viva, esse público sempre mantinha o sonho de rever os filhos de Xororó e Noely se apresentando juntos novamente. Sonho que está perto de se realizar. Em breve Sandy e Junior farão shows comemorando seus 30 anos de carreira. O Viva aproveita bem este momento e a força dos fãs da dupla, que conheceu quando voltou a exibir a série depois de tirá-la do ar por pouco tempo em 2015 atendendo a vontade deste público, exibindo Sandy & Junior e também a novela Estrela-Guia a partir do mês que vem e que aparecerá neste espaço em breve. O canal já anunciou que mesmo com a novela, continuará exibindo a série mais cedo e com apenas 1 episódio por dia. Várias recordações da infância ou da adolescência podem ser ligadas de alguma forma com a televisão. Os fãs de Sandy e Junior que o digam. A trajetória da dupla e da série lembram que a vida continua e os próximos capítulos que nos esperam, não importa a trama, mostram que o passado tem seu valor, mas as surpresas que o presente e o futuro nos trazem podem ser muito boas.

bottom of page