O avanço tecnológico trouxe muitas mudanças para a sociedade como um todo. A forma como nos relacionamos com o mundo e as pessoas foram se transformando à medida que a revolução tecnológica trazia inovações em áreas como o trabalho, saúde, educação... Essas transformações chegaram também para nós da área artística e cultural não somente influenciando na forma como consumimos estes "produtos", mas também na forma de fazê-los o que interfere em nosso trabalho desde sua criação.
Para nós atores ou produtores que trabalhamos em agência, essa mudança se reflete nas atuais selftapes que facilitaram as seleções tornando o processo mais simples. Porém, é preciso se atentar para alguns detalhes ao participarmos deste tipo de seleção. Primeiro de tudo é preciso fazer exatamente o que pedem na selftape. Muitos atores querem mostrar serviço e acabam fazendo coisas a mais como, por exemplo, dar falas em testes que é pedido apenas a expressão corporal e facial. Se não foi pedido fala é porque isso não é importante para este trabalho. Logo, é completamente desnecessário que o ator interprete seu personagem através de falas e, provavelmente, você será cortado por isso, já que não enviou um material passível de ser analisado de acordo com a necessidade ou a procura do produtor. Portanto, faça exatamente o que está sendo pedido! Outras dicas importantes são: - filmar em local claro que permita ser possível vê-lo bem na filmagem;- não segurar o celular você mesmo. Peça sempre para outra outra pessoa segurar e de preferência na altura dos seus olhos. Ou apoie-o em algum móvel para que você esteja livre para fazer seu teste sem que nada o atrapalhe; - filme em um local tranquilo e sem barulhos; - dê preferência para fundos lisos, sem pessoas passando atrás, sem móveis ou muita poluição visual.
E, caso haja alguma dúvida, sempre pergunte a sua agência. Ela é a maior interessada em sua aprovação e com certeza a mais capacitada para te orientar.