Prestes a completar seu primeiro ano de vida, meu filho me presenteia a cada dia com uma novidade. Já fala algumas palavrinhas, dança, dá tchau, joga beijo, senta, levanta, faz pirraça, rola, dá abraço gostoso, morde, ri, dá gargalhada, engatinha, fica de pé sozinho. Estas são algumas das muitas coisas que ele já faz.
Ao me deparar com tantas novidades em um universo em branco, pronto para ser desbravado, me vem o medo de errar. Mas ao mesmo tempo tenho a certeza de que errando é que se aprende e que, com certeza, vou saber ensinar. Do mesmo jeito que o meu filho cai e não desiste de se levantar para tentar andar, não posso enfraquecer diante de uma dificuldade.
É errando que se aprende e a maternidade é uma lição de vida. Quando nos deparamos com as descobertas dos nossos filhos, percebemos que não sabemos de nada! Voltamos a engatinhar para que eles vejam que também podem fazer igual, se encorajando diante da nossa humildade.
Sem dúvida os primeiros passos de um filho seguem paralelos aos primeiros passos de uma mãe. Ao segurar nas mãos do meu bebê para que ele tenha equilíbrio e segurança para caminhar, vejo que ele também está me dando equilíbrio e segurança para seguir a diante nos desafios desta jornada.
Aprendi a lidar com os erros e acertos, vibrando com as pequenas conquistas que se tornam enormes na vida do meu filho. Assim como ele, estou caminhando, aprendendo e descobrindo um mundo novo. E tudo isso é maravilhoso!