top of page

O que é ressonância e pra que ela serve?


Todo mundo que já se interessou por voz, já leu algo a respeito, já ouviu falar de ressonância. Mas o que é ela, como ela funciona e pra que serve? A ressonância é um dos elementos mais importantes a ser estudado na técnica vocal, porque dela depende boa parte da qualidade da voz, da sua intensidade, etc. Em primeiro lugar, é bom compreender que o som é produzido na região da laringe, mas para que ela seja audível, é necessário que o corpo aja como caixa de ressonância. Imaginem um violão. As cordas emitem o som, mas sem a caixa que tem atrás delas, o som seria muito fraquinho, que mal seria escutado por quem está tocando, quanto mais por quem está no público. Com a voz funciona da mesma forma.

A ressonância da voz se dá, principalmente, na cabeça, mas também ocorre na caixa torácica. De maneira geral, procuramos fazer com que essa ressonância tenha maior importância na cabeça, porque esse som geralmente é mais saudável (as pregas vocais e a língua ficam mais relaxadas, não criando tensão que pode resultar em uma lesão), e também porque ele consegue ter mais volume quando corretamente trabalhado.

Existem diversos vocalizes que são trabalhados em aulas de técnica vocal que servem para explorar a ressonância e descobrir quais são seus melhores caminhos. Estes exercícios vão mudando ao longo do tempo, uma vez que o aluno tome consciência de sua capacidade de ressonância, e vão se tornando cada vez mais difíceis.

Algo que pode ser treinado em casa é a compreensão do som que cada vogal tem. Depois, é bom "brincar" um pouco com isso, por exemplo, fazendo uma vogal com ressonância de outra, um "u" pensando em "i", um "o" pensando em "e" e assim por diante. Isso tudo auxilia muito na consciência vocal e faz com que o profissional que usa a voz possa encontrar maior conforto, qualidade e volume de voz.

bottom of page