top of page

Celebridade - vale a pena ver de novo mesmo?


A partir de hoje, dia 4, o Vale a Pena Ver de Novo (Globo) começa a apresentar a novela Celebridade. Exibida originalmente entre outubro de 2003 e junho de 2004, a trama de Gilberto Braga conta a história de Maria Clara Diniz (Malu Mader). Que se tornou uma celebridade na década de 80, a Musa do Verão da música de sucesso no Brasil e no exterior "composta" por seu amado Wagner e que também alavancou seu sucesso na carreira de modelo. Mas no dia do casamento de Maria Clara e Wagner, Ubaldo (Gracindo Junior), o verdadeiro autor de Musa do Verão, invade a cerimônia exigindo que Wagner conte a verdade sobre a música, o que não acontece. Inconformado, Ubaldo mata Wagner e vai preso. Os anos passam e Maria Clara supera a tragédia dando um outro rumo a sua carreira. Se tornou uma empresária de sucesso no ramo dos shows. Ao mesmo tempo que continua a ser uma celebridade. A vida de Maria Clara começa a mudar quando conhece Laura (Cláudia Abreu). Aparentemente uma jovem doce e dedicada que rapidamente conquista a confiança de Maria Clara e se torna sua assistente pessoal. Mas que na verdade é fria, calculista e não mede as consequências para tomar o lugar de Maria Clara que julga ser dela, uma vingança que aos poucos os capítulos vão explicando o porque.

Celebridade foi uma novela marcante, de muito sucesso. E a notícia de sua reprise é muito comemorada pelos noveleiros de plantão depois de pouco mais de 12 anos de espera. E também por uma boa dose de preocupação pela demora dos anúncios na telinha da Globo. Não apenas pelo duelo Maria Clara X Laura. Mas também por outros personagens inesquecíveis como Marcos (Márcio Garcia), o "michê", amante de Laura e aliado dela no plano de vingança, o inescrupuloso Renato Mendes (Fábio Assunção) e as amigas Darlene (Deborah Secco) e Jaqueline Joy (Juliana Paes) que querem ser famosas a qualquer preço. Mas é bom lembrar que todas as novelas que passam pelo Vale a Pena Ver de Novo sofrem cortes. Umas novelas um pouco mais, outras um pouco menos. Especialmente por ser uma novela das 8 que começava às 9, portanto nada leve e com várias cenas fortes e calientes, a tendência é que esta exibição da novela tenha muitos cortes. Mesmo com as influências do tempo destinado ao Vale a Pena Ver de Novo na grade de programação, geralmente maior do que o tempo de cada capítulo quando a novela passou pela primeira vez, e da estratégia da própria Globo com seus motivos que não vem ao caso agora pra determinar por quanto tempo a reprise ficará no ar e qual será a novela substituta, a maior influência dos cortes é a famosa classificação indicativa. Afinal, em tantas produções originalmente exibidas a noite tem muita coisa imprópria para menores. Por mais que os menores podem encontrar as coisas impróprias por outros meios, nenhum canal quer ter problemas com seu público e com a Justiça. Até mesmo os canais a cabo, como vimos recentemente quando a HBO exibiu o filme Festa da Salsicha às 14 horas provocando a ira de muitos pais de crianças que viram o filme e que parecem ter se esquecido que nem todo desenho animado é feito para crianças. No final das contas o canal foi penalizado e declarou que só exibirá Festa da Salsicha novamente a partir das 22 horas. Então, se algumas cenas inesquecíveis de Celebridade, como a surra que Maria Clara dá em Laura, vierem picotadas, ou até mesmo nem vierem nesta reprise, já é de se esperar e compreender.

Será que era melhor Celebridade ser reprisada no Viva e de preferência no horário das 23:30? Talvez. As novelas do canal a cabo são sempre exibidas na íntegra. E exatamente por ser um canal a cabo a pressão relacionada ao teor do que exibe é menor do que nos canais abertos. Mas esta reprise no Vale a Pena Ver de Novo não impede uma futura reprise no Viva. Novelas como o remake de Anjo Mau (1997/98), O Rei do Gado (1996/97) e Sinhá Moça (1986), que estreia no Viva em janeiro, que o digam. Enquanto a reprise de Celebridade na íntegra ainda não passa de um sonho, vamos matar a saudade das aventuras de Maria Clara, Laura, Renato e companhia durante as tardes dos próximos meses. Pelo menos uma boa parte dessas aventuras. Afinal, o que parecia impossível virou realidade e uma oportunidade que mesmo não sendo a ideal tem mais é que ser aproveitada.

bottom of page