top of page

Hora de comer


Meu filho está com 1 ano e cinco meses e ainda mama no peito. Ao contrário do que muitos dizem, a amamentação não prejudicou em nada a inserção de outros alimentos na dieta dele. Artur não deixa de comer por causa do peito. E para a minha inteira satisfação, ele come muito bem!

Ele não é guloso, não come muita quantidade de uma vez só. Come pequenas porções ao longo do dia... E isso aprendi observando, afinal, cada criança é de um jeito. Percebi que toda vez que dava muita quantidade de comida ele dava ânsia de vômito e começava a chorar. Diante disso, entendi que eu não poderia ir além do limite dele para que o momento da comida não se tornasse algo desagradável para ele. E deu super certo. Passei a fracionar as refeições dele em pequenos intervalos de tempo e agora ele já pede para comer. Adora frutas!!!! Acostumei a dar sempre uma fruta como sobremesa e hoje, sempre que ele quer comer algo, aponta para a fruteira. Come banana, maçã, pêra, mamão, manga, morango, abacate, melancia... Pega laranja, lima da pérsia, limão e mexerica e pede suco. Tá com sede, pede água. Na hora do lanche também come queijo, pão, rosquinha, iogurte.

E na hora do almoço, que para muitas mães é a hora de maior sofrimento, ele come de tudo! Arroz, feijão, macarrão, espinafre, abóbora, tomate, batata-doce, mandioquinha, chuchu, carne, ovo, frango, peixe... Cenoura, beterraba, brócolis e couve-flor ele come segurando com a própria mão. É inacreditável, mas ele come tudo com muito gosto!

Optei, inclusive por recomendação da pediatra dele, não dar fritura e alimentos embutidos. Doce ele come sim, afinal ele é criança, mas dou em pequenas quantidades, apenas como recompensa. Até agora tem dado super certo! Artur nunca teve uma intoxicação alimentar e nunca passou mal por ter comido além da conta. Não adianta cobrar uma alimentação adequada de uma criança se só comemos besteiras. Comer também é um processo de educação; como tudo o que meu filho come para que ele veja em mim um exemplo.

bottom of page