O espaço para reprises de novelas da Globo existe desde o começo da década de 1970. Às vezes nem dando tempo para que o público sinta saudade da novela que acabou na sexta-feira à noite e recomeçava na segunda-feira à tarde. Mas em 5 de maio de 1980 às 16h15 este espaço encontrou seu nome oficial e seu espaço definitivo na grade de programação com a estreia do Vale a Pena Ver de Novo. Apresentando a novela Dona Xepa (1977).
Ainda durante sua primeira trama o programa passou a ser exibido mais cedo, às 13h45. Mesmo com pequenas alterações de horário com o passar dos anos, o Vale a Pena Ver de Novo ocupou a parte da grade de programação que teve durante muitos anos, entre o Jornal Hoje, ou o Vídeo Show, e a Sessão da Tarde. Aos poucos o programa foi fazendo pequenas surpresas para o público. Sua primeira reprise de novela das 8 foi Água Viva (1980) em 1984. A única novela das 10 que passou pela faixa foi Gabriela (1975) em 1988/89. As reprises de Pecado Rasgado (1978/79) em 1983/84 e A Indomada (1997) em 1999/2000 trouxeram temas de abertura diferentes do que foi exibido quando as novelas passaram pela primeira vez. Entre abril e julho de 1991 a reprise de Top Model (1989/90) ganhou a companhia das minisséries Riacho Doce (1990), O Pagador de Promessas (1988), O Tempo e o Vento (1985) e Lampião e Maria Bonita (1982). A reprise de A Próxima Vítima (1995) em 2000 trouxe o final até então inédito no Brasil. Foram gravadas 2 versões da cena que revela quem era o misterioso assassino da trama. Na primeira exibição da novela foi Adalberto (Cecil Thiré), na reprise foi Ulisses (Otávio Augusto). Em julho de 2001, o Vale a Pena Ver de Novo ousou deixando as novelas de lado e exibindo episódios do Você Decide (1992 a 2000), com a apresentação de Suzana Werner. Curiosamente os finais mais votados dos episódios reprisados foram os mesmos de quando foram exibidos pela primeira vez. Mas essa ousadia não foi bem aceita pelo público e depois de apenas 3 semanas o Vale a Pena Ver de Novo voltou para as novelas. Esta exibição de A Gata Comeu (1985), apostando no saudosismo dos anos 80, foi a primeira de uma novela que já tinha aparecido antes na faixa. A história de Jô, Fábio e companhia teve sua primeira reprise em 1989. Quando a “re-reprise” de O Cravo e a Rosa (2000/01 e reprisada anteriormente em 2003) entrou em sua última semana no começo de 2014, o Vale a Pena Ver de Novo começou a utilizar uma tática bem conhecida da concorrência. Conciliando o final de uma novela com a primeira semana de sua sucessora, neste caso Caras & Bocas (2009/10). Que foi a novela em exibição quando o horário do Vale a Pena Ver de Novo foi invertido com o da Sessão da Tarde em fevereiro de 2014 e voltou para a faixa de horário de quando estreou. 4 anos se passaram e o Vale a Pena Ver de Novo continua firme de segunda a sexta nos finais de tarde.
Será que o Vale a Pena Ver de Novo tem que passar apenas novelas antigas? Nem sempre. A já citada reprise de Top Model veio apenas 8 meses depois do fim de sua exibição original. Afinal de contas, o que é uma novela antiga? Quais novelas realmente valem a pena ver de novo? Cada um de nós tem suas próprias respostas para estas perguntas. Nem sempre entendendo as escolhas da Globo para a faixa e lembrando do ditado popular que se encaixa bem neste caso, cada cabeça uma sentença. A novela que eu não gostei pode ser ótima pra você e vice versa. Com a criação do canal Viva em 2010 e as novelas disponibilizadas para os assinantes do aplicativo Globoplay, opções não faltam para os noveleiros relembrarem suas tramas preferidas da emissora do plim plim. Mesmo com esta concorrência caseira, outros horários de reprises de novela que já passaram pela grade de programação da Globo e com os inevitáveis cortes motivados por diversos fatores que não vem ao caso agora, o Vale a Pena Ver de Novo tem seu espaço consolidado na televisão brasileira e nas lembranças dos noveleiros. E nos lembra que nem sempre nos damos conta da velocidade do tempo. Atualmente o programa exibe Cordel Encantado (2011), que aparecerá neste espaço em breve. Parece que foi ontem que as aventuras do casal Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin) eram exibidas nos finais de tarde, mas já se vão quase 8 anos. Não importa quanto tempo faz que a novela passou pela primeira vez e nem se já foi reprisada antes. Se marcou o público, merece passar pelo Vale a Pena Ver de Novo. Se não vale a pena tanto assim, sempre existem outras opções para encontrar algo mais interessante até que venha uma próxima novela que agrade. É questão de tempo e respeito com quem gosta do que é exibido.