top of page

Por Amor


Desde o dia 29 de abril o Vale a Pena Ver de Novo exibe a novela Por Amor. Exibida originalmente entre outubro de 1997 e maio de 1998 na Globo no horário das 8 da noite, que na verdade era 20h35, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre julho de 2002 e janeiro de 2003 e exibida no canal Viva entre maio de 2010 e fevereiro de 2011 e entre maio e dezembro de 2017, a trama de Manoel Carlos conta a história de Helena (Regina Duarte) e sua filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Às vésperas do casamento de Eduarda e Marcelo (Fábio Assunção), mãe e filha viajam para Veneza (Itália) e conhecem Atílio (Antonio Fagundes). Ele e Helena se encantam um pelo outro e nasce um grande amor. Para a revolta da megera Branca (Suzana Vieira), mãe de Marcelo e antigo caso amoroso de Atílio, e de Isabel (Cássia Kiss), que estava envolvida com ele até Helena aparecer. O amor de Helena e Atílio é tão grande que chega ao casamento. Algum tempo depois, Helena e Eduarda engravidam. O momento do parto se torna muito especial, mas não da maneira que os dois casais esperavam. Os bebês nascem no mesmo dia e no mesmo hospital. O filho de Helena nasce saudável numa cesariana que correu tudo bem. Mas Eduarda sofre complicações durante o parto e é submetida a uma cirurgia de emergência para retirar o útero. Poucas horas depois, durante uma forte chuva que provocou uma falta de energia no hospital, Helena e o jovem médico César (Marcelo Serrado) percebem que o bebê de Eduarda morreu. Numa atitude desesperada, Helena, temendo pelo sofrimento da filha, tão pressionada pela sogra e pelo marido para ter um filho (repito, filhO, tinha que ser menino), propõe a César trocar os bebês. E o médico, um eterno apaixonado por Eduarda e querendo a felicidade da moça, aceita. Na manhã seguinte, enquanto Eduarda e Marcelo comemoram a chegada do “filho”, Atílio, que sempre sonhou em ser pai, fica desolado e desesperado com a triste “notícia”. Helena tem apenas a cumplicidade de César e seu diário para desabafar sobre este segredo tão grave. Mas não vai conseguir guardar para sempre.

Rapidamente Por Amor se tornou um grande sucesso com vários destaques. Começando pelas protagonistas, repetindo na arte o parentesco da vida. A sempre talentosa Vivianne Pasmanter fez da atrevida Laura um destaque tão grande na novela que fez o público pensar: será que depois de tantas crises no casamento Marcelo realmente deveria ficar com Eduarda? Este triângulo amoroso tomaria um outro rumo na sinopse original da novela, de 1983. Mas Manoel Carlos, muito abalado com a morte de Jardel Filho, um dos principais nomes do elenco de sua novela exibida no momento, Sol de Verão (1982/83), que nem terminou de escrever, deixou a Globo logo na sequência. O autor só voltou para a emissora em 1991 para escrever mais um de seus grandes sucessos, Felicidade. Segundo esta sinopse original de Por Amor, Eduarda morreria, o que explica os constantes mal estares da moça num determinado ponto da novela apresentada, Marcelo se casaria novamente com Laura e Helena continuava diante de seu maior dilema: como contar, principalmente para Marcelo, que o neto na verdade é seu filho? E havia torcida para que a sinopse de 14 anos antes fosse realmente colocada em prática. O sucesso do site Eu Odeio a Eduarda, a primeira manifestação do público feita pela internet sobre uma novela, que o diga. Mas a sensível interpretação de Gabriela Duarte, mostrando bem como Eduarda amadureceu diante do sofrimento, como a menina mimada se transformou numa mulher forte e guerreira, foi decisiva para a mudança nos rumos da personagem e da própria novela.

Susana Vieira fez de Branca uma personagem inesquecível, lembrada sempre até em memes nas redes sociais. Outro casal que o Brasil torceu e torce sempre que Por Amor é exibida é a rebelde Milena (Carolina Ferraz), filha de Branca e que vive sempre em atrito com a mãe, e o piloto de helicóptero Nando (Eduardo Moscovis). Um sucesso tão grande que poucos meses depois do fim de Por Amor, os atores protagonizaram o remake de Pecado Capital no embalo de seus personagens anteriores. A então menina Cecília Dassi conquistou o Brasil interpretando Sandrinha. Uma criança que continuava com toda sua doçura e inocência mesmo lidando com o drama do alcoolismo de seu pai, Orestes (Paulo José), que também é o pai de Eduarda. Cecília, hoje com 29 anos, atualmente é psicóloga e não pretende voltar a atuar. Mas não deixou totalmente as câmeras, tem um canal no Youtube com vídeos muito interessantes sobre Psicologia e comportamento.

Assim como nas exibições anteriores, esta reprise de Por Amor é um grande sucesso. Conquistando com folgas a liderança de audiência no horário, de uma maneira que não acontecia a muito tempo. Pena que nem todos os fãs da novela não entendem, ou não querem entender talvez, algumas características do Vale a Pena Ver de Novo da atualidade que até sua antecessora, Cordel Encantado, eram compreendidos muito bem. Alguns fãs não gostaram da modificação na abertura, com a resolução na tela alterada devido às mudanças nos televisores que aconteceram nos últimos anos e as letras dos créditos diferentes em relação a abertura original. As letras maiores e azuladas deram lugar a letras menores, bem próximas do tamanho usado nas aberturas das novelas atuais, e brancas com fundo preto. Outros fãs parecem ter se esquecido de uma das principais, se não for a principal, características do Vale a Pena Ver de Novo. Todas, repito, TODAS as novelas exibidas pela faixa que está no ar há 39 anos, tem cortes. Umas novelas são mais cortadas, outras sofrem menos com a tesoura. Mas ainda tem quem reclame que Por Amor está sendo cortada. Mesmo não prejudicando as coisas mais importantes, a compreensão da história apresentada e a nostalgia do final dos anos 90 que esta reprise nos traz. E os cortes de Por Amor estão longe de ser tão frenéticos quanto na reprise que mais sofreu com a ação da tesoura. Roda de Fogo (1986/87) tem originalmente 179 capítulos e foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo em 1990 com apenas 34 capítulos.

Interessante perceber que a Globo apostou numa novela de quase 22 anos atrás, coisa que às vezes o Viva, seu canal a cabo que tem a proposta de exibir produções mais antigas da própria Globo, não se lembra de colocar em prática da maneira que deveria. Por Amor pode parecer uma novela batida, está sendo exibida pela 5ª vez. Mas esta reprise mostra que não importa quantas vezes seja exibida, sempre haverá público pronto pra ver e rever sempre. Novelas exibidas várias vezes, uma tática tão comum na concorrência, podem garantir uma boa audiência não importa se é na Globo ou outra emissora. Mas chegará o dia que esta exibição tão bem sucedida de Por Amor terminará. Desde já fica a torcida que a próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo continue com o sucesso de Por Amor. Para alegria de todos os envolvidos, Globo e público.

bottom of page