top of page

Terra Nostra


Desde o dia 28 de fevereiro o canal Viva exibe a novela Terra Nostra. Exibida originalmente pela Globo no horário das 8 da noite que começava quase às 9 entre setembro de 1999 e junho de 2000 e no Vale a Pena Ver de Novo entre junho e novembro de 2004, a trama de Benedito Ruy Barbosa conta a história de amor de Giuliana (Ana Paula Arosio) e Matteo (Thiago Lacerda). No final do século XIX muitos italianos, como Giuliana e Matteo, vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Os jovens se conhecem na viagem para o nosso país e logo nasce um grande amor. Mas na chegada do navio no porto de Santos o casal é separado. Giuliana é acolhida por Francesco Magliano (Raul Cortez), italiano que prosperou no Brasil e grande amigo dos pais dela, e vai morar na mansão dele em São Paulo. Matteo é levado para o interior do estado, onde vai trabalhar nas plantações de café do poderoso fazendeiro Gumercindo Aranha (Antônio Fagundes). Mesmo sonhando com o reencontro, Giuliana e Matteo se envolvem com quem estava mais próximo deles. Rosana (Carolina Kasting), filha de Gumercindo, se encanta por Matteo e faz de tudo para tê-lo ao seu lado. Com direito a inventar uma gravidez para forçar o rapaz a se casar com ela. Enquanto isso em São Paulo, Giuliana descobre que está grávida de Matteo e ao saber que seu amado se casou com outra, aceita se casar com Marco Antônio (Marcello Antony), filho de Francesco, e que, apaixonado pela moça, aceita assumir a paternidade do bebê. Alguns meses depois, Giuliana dá à luz e é vítima de um complô da sogra Janete (Angela Vieira), que não aceitava ter um neto italiano e bastardo, e de Mariana (Tânia Bondezan), governanta da mansão Magliano. Giuliana, que desmaiou antes do primeiro choro do bebê, é “informada” que o filho nasceu morto. Mas, algum tempo depois, Mariana se arrepende e conta a verdade. O bebê está vivo e foi levado por Janete para a roda dos enjeitados da Santa Casa, para ser adotado. Giuliana resolve ir atrás do filho e de Matteo e abandona Marco Antônio. Mas não vai ser fácil para nossa heroína conseguir seus objetivos. Mesmo depois que Matteo termina o casamento com Rosana.

A primeira exibição de Terra Nostra rapidamente se tornou um grande sucesso. As expressões que os italianos diziam na “língua natal”, como “é vero” (é verdade) e “capice?” (entendeu?) faziam parte de muitas conversas. O começo da trama, ainda na viagem dos italianos para o Brasil, já trouxe uma cena marcante. A filha de Bartolo (Antônio Calloni) e Leonora (Lu Grimaldi) é uma das vítimas da epidemia de peste que atacou o navio. A menina é dada como morta. Seus pais se desesperam quando ela é arrancada dos braços de Leonora para ser jogada no mar. No último instante ela começa a chorar, mostrando que estava viva. Alguns anos antes da novela, uma senhora, comovida com outro sucesso de Benedito Ruy Barbosa, Os Imigrantes (Band quando ainda atendia por Bandeirantes, 1981/82), mandou uma carta para o autor contando esta história que ela mesma viveu, era a menina, e autorizava o uso dela numa futura trama. Dessa vez, a arte imitou a vida. A novela também foi um êxito comercial. Os lenços de Giuliana e os bonés de Matteo literalmente fizeram a cabeça de muita gente, se tornaram moda. O “macarron” de Paola (Maria Fernanda Cândido) saiu das mesas da novela e chegou às mesas da vida real, incluindo a da família desta que vos fala. Duas famosas marcas de produtos alimentícios lançaram o macarrão e o molho de tomate Terra Nostra, com a devida autorização da Globo. E por falar em Maria Fernanda Cândido, ela foi a maior revelação de Terra Nostra. Mesmo não sendo estreante em televisão, foi a sua primeira novela depois de rápidas passagens por MTV, SBT e Band e de ser a mulher que corre e se transforma em fogo, água e pedras na abertura de A Indomada (1997). O público torceu muito pelo relacionamento de Paola e Francesco, um dos casais mais queridos da novela, e elegeu Maria Fernanda a mulher mais bonita do século XX numa votação promovida pelo Fantástico. A ideia inicial de Benedito Ruy Barbosa era mostrar não apenas a saga de Giuliana e Matteo. Também era continuar mostrando as histórias de seus descendentes, chegando ao ano 2000, com naturais mudanças no elenco de acordo com o passar do tempo. Ana Paula Arosio e Thiago Lacerda foram cogitados para continuar na segunda fase da novela caracterizados para parecerem mais velhos. Ela também foi cogitada pra voltar na fase final da trama como neta de Giuliana. Algo semelhante com a trama de Os Imigrantes, que também começava no final do século XIX e terminava no início da década de 1960. Mas os personagens do que seria a primeira fase se tornaram tão queridos pelo público que a mudança de fase e, consequentemente, de elenco, se tornou um risco que a Globo não quis correr, não quis trocar o certo pelo duvidoso. A força do público se manifestou ainda no caso de Maria do Socorro (Débora Duarte), esposa de Gumercindo, que deveria morrer no parto de seu terceiro filho, o tão desejado menino depois de duas filhas, mas sobreviveu atendendo a pedidos.

Antes mesmo desta reprise do Viva estrear, o canal anunciou que na verdade exibe a versão editada para o exterior de Terra Nostra, que tem 150 capítulos. O que fica bem claro quando terminam os créditos finais e aparece “Globo TV International” em vez de “Realização Central Globo de Produção” junto ao logotipo da emissora. A novela na íntegra tem 221 capítulos. Por um lado, a novela ficou mais dinâmica, afastando a barriga (período em que não acontece nada de relevante na novela) e que, mesmo com todo o sucesso, fez a novela perder alguns pontos de audiência na época da primeira exibição e poderiam afetar o desempenho desta reprise. Mas por outro lado, não é bom ver o Viva, pela terceira vez em novelas, não cumprir sua proposta de exibir os programas antigos da Globo na íntegra. Fica a torcida que o canal não faça mais isso nas próximas novelas que exibir. Não é fácil negociar direitos autorais, mas vale a pena pra todos os envolvidos. Mesmo assim, relembrar ou conhecer melhor as aventuras de Giuliana, Matteo e companhia e aprender um pouco mais sobre o começo da imigração italiana no Brasil através dos capítulos de Terra Nostra, é uma experiência interessante e divertida. Mostrando que definitivamente a novela tem seu espaço consolidado na teledramaturgia brasileira.

bottom of page