top of page

Escolinha do Professor Raimundo


Mesmo com tantas mudanças naturalmente trazidas pelo tempo, a Escolinha do Professor Raimundo diverte o público há mais de 60 anos. As aulas começaram em 1952 na Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, numa criação de Haroldo Barbosa. Professor Raimundo (Chico Anysio) tinha apenas 3 alunos, o sabido (Afrânio Rodrigues), o burro (João Fernandes) e o esperto (Zé Trindade). A escola cresceu e chegou a televisão em 1957, era um quadro do programa Noites Cariocas, exibido pela TV Rio. Em 1968, Chico Anysio foi contratado pela Rede Globo. Depois de passagens por Excelsior e Tupi, as aulas da escolinha chegaram à Globo em 1973 dentro do programa Chico City (1973 a 1980) com um número maior de alunos. Em 1988 as aulas da escolinha voltaram como um quadro do programa Chico Anysio Show (1982 a 1990) e rapidamente se tornaram um grande sucesso de audiência e comercial. Entre outros anúncios, Professor Raimundo e seus alunos protagonizaram uma hilária campanha publicitária de uma famosa marca de sandálias. Alguns alunos que já tinham aparecido em fases anteriores da Escolinha estavam de volta, como Joselino Barbacena (Antônio Carlos Pires), que era apenas um mineirinho desconfiado quando “estudava” no rádio e Bertoldo Brecha (Mário Tupinambá), vindo de Chico City. Os bordões de alguns alunos passaram a fazer parte de muitas conversas, como “captei a vossa mensagem”, de Rolando Lero (Rogério Cardoso), “estou ‘porraqui’”, de Seu Peru (Orlando Drummond) e “só pensa naquilo”, da Dona Bela (Zezé Macedo).

O sucesso foi tão grande que a Escolinha se tornou um programa solo. Estreou em 29 de outubro de 1990 e era exibido pela Globo de segunda à sexta às 17h30 e aos sábados, com piadas mais pesadas que o horário da tarde não permite, às 21h50. Professor Raimundo ganhou novos alunos, como Paulo Cintura, Armando Volta (David Pinheiro), e Catifunda (Zilda Cardoso). O programa ganhou fama de revelar novos talentos do humor depois que 2 comediantes até então desconhecidos fizeram de seus personagens grandes sucessos. São eles Tom Cavalcante, o bêbado João Canabrava, e Pedro Bismarck, o caipira Nerso da Capetinga. A aula noturna teve algumas passagens pelas noites de quarta e chegou a ser uma aula extra aos domingos. Em maio de 1995 o programa saiu do ar. Esta fase da Escolinha é exibida pelo canal Viva desde outubro de 2010. Atualmente seus episódios são exibidos de segunda a sexta às 11h15 com reprise às 19h45. As aulas voltaram à Globo em 1999 na forma de quadro do Zorra Total. A Escolinha voltou a ser um programa solo exibido nos finais de tarde de segunda à sexta entre março e dezembro de 2001. Esta fase teve reprises na época da Copa do Mundo de 2002 e entre 26 e 30 de março de 2012 como homenagem póstuma a Chico Anysio, que faleceu no dia 23 do mesmo mês.

Mesmo depois de tantos anos fora do ar, a Escolinha do Professor Raimundo não foi esquecida. Os 3 DVDs, com os melhores momentos das temporadas de 1990, 1991 e 1992, lançados pela Globo Marcas e os trechos reprisados no Vídeo Show também são exemplos de como o programa continuou marcante para o público. Em 2015 a escola mais divertida da TV voltava repaginada com a estreia de Escolinha do Professor Raimundo - Nova Geração no Viva. Professor Raimundo, agora interpretado por Bruno Mazzeo, um dos filhos de Chico Anysio, continuava dando aula para seus alunos, já conhecidos pelo público agora interpretados por outros atores. Os programas foram exibidos na Globo durante o final do mesmo ano e o começo de 2016. O sucesso rendeu mais 3 temporadas exibidas no mesmo esquema, primeiro no Viva e depois na Globo. Esta fase da Escolinha é reprisada pelo Viva de segunda a sexta às 20h15, logo após a exibição de algum episódio dos anos 90, formando uma interessante dobradinha na grade de programação. A 5ª temporada estreou no último dia 8 no Viva e começará na Globo a partir do dia 28 deste mês. A atual Escolinha irá trazer mais reencontros com os anos 90. Nizo Neto (Seu Ptolomeu), David Pinheiro, Eliezer Motta (Seu Batista) Pedro Bismarck e Orlando Drummond, no alto de seus 99 anos, gravaram suas participações encontrando as versões atuais de seus personagens, respectivamente interpretados por Otaviano Costa, Evandro Mesquita, Rodrigo Santanna, Gui Santana e Marcos Caruso. Cininha de Paula, que também é diretora do programa, entrou para o elenco como Dona Escolástica, papel que foi de sua mãe, Lupe Gigliotti. Desde a primeira temporada da nova escolinha, tem outro papel que é herança de família. Lúcio Mauro Filho interpreta Altemar Vigário, papel que foi de seu pai, o já inesquecível Lúcio Mauro.

Mesmo com tantas mudanças no mundo e no modo de ver televisão, a Escolinha continua agradando bastante o público. Gerações cresceram acompanhando e também fazendo o programa, se divertem na nostalgia das reprises e também com os novos programas. A fórmula é atemporal e, tomara, tem tudo para render ainda muitos anos letivos cada vez mais engraçados, mostrando de sua maneira bem própria através das respostas dos alunos, as transformações nas sociedade. O salário pode ser ó (aquele gesto com os dedos polegar e indicador que o Professor Raimundo sempre faz no final do programa), mas poder esquecer dos problemas por alguns minutos, se divertir e dar risada com uma aula da Escolinha, não importa a fase, é ó (um gesto bem grande, abrindo os braços)!

bottom of page