Desde o dia 7 de outubro do ano passado, o Vale a Pena Ver de Novo exibe a novela Avenida Brasil. Exibida originalmente no horário das 9 da noite entre março e outubro de 2012, a trama de João Emanuel Carneiro conta uma história de vingança que deixou saudades no público. Em 1999 a pequena Rita (Mel Maia) tinha um convívio difícil com a madrasta Carminha (Adriana Esteves). Com a ajuda de seu amante Max (Marcello Novaes), a mulher dá um golpe no marido Genésio (Tony Ramos) para que ele perca todos os seus bens. Enquanto isso, o Divino Futebol Clube, onde joga o craque Tufão (Murilo Benício) se sagra campeão carioca. Naquela mesma noite, depois da comemoração do título o jogador atropela acidentalmente Genésio, que falece pouco depois. Tufão se sente culpado pelo que aconteceu e se aproxima de Carminha querendo ajudá-la. De olho na fortuna do craque, a malvada coloca em prática seu plano para aproveitar todo esse dinheiro. Tufão cede aos encantos dela, termina o noivado com Monalisa (Heloisa Perrissé) e se casa com a loira. Que também abandona Nina no lixão. A menina é acolhida pela Mãe Lucinda (Vera Holtz), que mesmo com todas as dificuldades do meio onde vive, cuida com amor e carinho de crianças abandonadas. Na sua nova casa, Rita conhece Batata (Bernardo Simões), que se torna seu namoradinho. Mas o casal é separado quando Batata é adotado pelo casal Carminha e Tufão e Rita é adotada por um casal argentino. Na terra dos hermanos Rita mudou de vida e também de nome, passou a atender por Nina. Os anos passam, a garota cresceu, se formou em Gastronomia, mas nunca se esqueceu do sofrimento da infância e da promessa de se vingar. Através da internet Nina (Débora Falabella) ficou amiga de Ivana (Letícia Isnard), irmã de Tufão e através desta amizade nossa heroína volta ao Brasil e vai trabalhar como cozinheira na mansão da família. Aos poucos Rita, digo, Nina, coloca em prática seu plano de vingança. Que tem algumas alterações especialmente quando a moça descobre quem realmente é Jorginho (Cauã Reymond), jogador do Divino e filho adotivo de Tufão e Carminha. E também quando Carminha descobre quem realmente é sua tão dedicada cozinheira.
O sucesso de Avenida Brasil começou ainda na primeira fase, quando o talento de Mel Maia, na época com apenas 7 anos, conquistou o Brasil. O plano inicial era que Rita fosse interpretada por uma menina um pouco mais velha, mas o desempenho de Mel nos testes mostraram que o papel tinha mesmo que ser dela. A segunda fase consolidou o sucesso da novela. Alguns personagens contribuíram para que a novela se tornasse ainda mais especial, como o empresário Cadinho (Alexandre Borges) e suas 3 mulheres Verônica (Débora Bloch), Noêmia (Camila Morgado) e Alexia (Carolina Ferraz); a sensual Suelen (Isis Valverde); o divertido Leleco (Marcos Caruso), pai de Tufão, o traumatizado Adauto (Juliano Cazarré) e a pequena Ágata (Ana Karolina Lannes), que sofre com os comentários maldosos de sua mãe, Carminha, sobre seu peso. O êxito da trama foi e ainda continua sendo refletido nas redes sociais relembrando cenas através de comentários e memes. Desde os #oioioi da abertura, passando por frases dos personagens como “hihihi” (risadinha característica de Nilo, personagem de José de Abreu), “quero ver você me chamar de amendoim” (Zezé, personagem de Cacau Protásio, e sua interpretação particular da música Correndo Atrás de Mim, do Aviões do Forró) e pelas montagens imitando o final de cada capítulo com seu fundo preto com luzes e chegando nas falas de cenas importantes do conflito principal da trama. Como “É culpa da Rita!” (Carminha) e “Me serve, vadia!” (Nina). O Brasil parou na noite do último capítulo, de uma forma que a muito tempo não se via. Causando preocupação no ONS (Operador Nacional do Sistema), que preparou um esquema especial para evitar que a rampa de carga, quando a energia é muito usada num curto espaço de tempo, no caso, as pessoas fazendo alguma coisa que precisa de eletricidade assim que o capítulo acabasse, pudesse afetar o fornecimento de energia elétrica.
A sensação de que Avenida Brasil foi exibida a pouquíssimo tempo atrás é um dos reflexos do sucesso da trama. Esta reprise mostra bem que o Vale a Pena Ver de Novo exibe novelas de sucesso, que combinam mesmo com o nome da faixa. Novelas que deixam saudade não importa quando foram produzidas. Avenida Brasil continua dando a liderança de audiência no horário para o Vale a Pena Ver de Novo. Mostrando que realmente vale a pena relembrar um passado que não é tão distante, mas é bem marcante.